Criada por volta de 1990 pelo professor colombiano Beto Perez, a Zumba surgiu durante uma aula de improviso, quando o profissional precisou criar uma aula rítmica apenas com uma fita cassete de músicas latinas.
Chamada inicialmente de ‘Rumba’, que tem o sentido de “Vamos Festejar”, a zumba ganha cada vez mais espaços nas academias e em espaços livres em áreas urbanas, e ganha traços cada vez mais profissionais. Mas quais são os benefícios e diferenciais da Zumba? Confira, abaixo, alguns resultados da prática da dança.
– Acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento saudável, pois trabalha exercícios aeróbicos que aceleram batimentos cardíacos.
– Combate a retenção de líquidos, por melhorar a circulação sanguínea.
– Fortalece o Coração, porque aumenta a frequência cardíaca e estimula o músculo, fortalecendo a resistência.
– Alivia o estresse, pois as aulas são feitas em grandes equipes e com ritmos animados, que liberam o Cortisal, Hormônio do estresse.
– Melhora a coordenação motora, pois os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos;
– Melhora o equilíbrio, pois os movimentos que incluem saltos, giro e troca de passos constantes
A Zumba é um dos ritmos inclusos nas aulas de Dança da FMM, que envolve outros ritmos como forró, funk, música latina, anos 80, bregafunk, sertanejo, pop e hip hop. O professor de Educação Física, Joel Barbosa, conta que o principal objetivo é fazer com que os estudantes se divirtam. “Nosso principal objetivo é fazer com que o aluno saia com um sorriso no rosto das aulas de dança, fazendo com que ele trabalhe o corpo de maneira divertida. Mas, como consequência, também ajudamos nossos alunos com a queima de calorias e trabalhamos o sistema cardiorrespiratório, lateralidade, ritmo e consciência corporal”, explicou.
Quer contribuir para a qualidade do nosso projeto social? Entre em contato e faça-nos uma visita.