Nos dias 28 e 29 de outubro, a Fundação Matias Machline celebrou a Semana do Livro e da Biblioteca com o lançamento de livros escritos por seus alunos.
Estudantes do Ensino Médio da Fundação Matias Machline lançaram obras literárias que trazem contos de ficção e celebram a resiliência dos alunos frente ao período pandêmico. As obras foram produzidas como frutos dos projetos “Jovem Escritor” e “Vozes de Ofir”, coordenados pelos professores Jan Santos e Danielly Costa, respectivamente.
A Premiação Kuk Sang Song, realizada durante o evento, contemplou os alunos premiando os melhores escritores nas categorias Conto, Poema e Crônica. Além dos projetos de escrita, também foram condecorados os alunos responsáveis pelo projeto “Telesé”. Levando no nome a expressão típica manauara, a iniciativa visa utilizar a dinâmica informal das redes sociais para compartilhar dicas de língua portuguesa.
Conhecida pela sua produção científica e perfil tecnológico, a Fundação Matias Machline se preocupa também com a formação cidadã de seus alunos, motivo pelos quais tais projetos são desenvolvidos em suas instalações. Ao todo, foram três livros lançados até o momento, mas segundo o professor Jan Santos, também escritor, isso é apenas o começo.
“Nosso trabalho é incentivar que nossos alunos explorem todas as suas potencialidades. A arte é uma delas, e é a principal responsável por nos tornar mais sensíveis, mais humanos. Vemos nessas iniciativas um momento para que cultivem a própria criatividade e se descubram pessoas muito mais complexas do que acreditavam ser. Agora, todos eles se tornaram escritores publicados, e já temos mais obras a caminho”, declarou.
A bibliotecária Deusa Silva, responsável pela organização da Biblioteca Kuk Sang Song, ressalta o impacto da literatura na vida desses jovens, em sua maioria vindos de áreas periféricas da cidade.
“É muito gratificante para a equipe da biblioteca desenvolver com os nossos alunos projetos dessa magnitude. Explorar sua criatividade para produção de um texto literário começa ao estimular o prazer pela leitura. O resultado nos deixa em êxtase quando vemos os livros finalizados lançados pelos projetos Jovem Escritor e Vozes de Ofir, ou indo além, quando saem do contexto de sala de aula para nos ensinar nas dúvidas de ‘como é que se escreve?’ dramatizando cenas com o Projeto Telesé”, destacou Deusa.
Os livros “Jovem Escritor – Contos I” e os dois volumes de “Repertório Artístico Vozes de Ofir” podem ser adquiridos gratuitamente em formato digital clicando nos links ou acessando os QR codes abaixo. Já os vídeos do projeto “Telesé” podem ser acessados no Instagram da iniciativa (@projetotelese).