Volta às aulas: confira dicas que ajudam a organizar tanto a vida pessoal quanto a escolar

Foram apenas alguns dias de descanso: o tempo passou rápido e já é a hora de voltar às aulas. A rotina das férias altera os horários dos alunos e a missão de voltar ao cotidiano escolar se torna desafiadora, tanto para os pais quanto para os filhos.

Durante o recesso, os alunos tendem a dormir e acordar mais tarde, além de não se preocuparem tanto com a alimentação saudável. Na hora de voltar à escola eles sentem o impacto e precisam se readaptar, conforme explica a Diretora Educacional da Fundação Matias Machline, Nancy Cavalcante.

“É muito comum que os alunos, nesse período, fiquem mais despreocupados com horários das atividades. Normalmente, nos primeiros dias de volta às aulas, eles precisam readaptar a rotina para acordar cedo, separar material, farda e voltar a ter uma alimentação no horário certo”, conta ela.

Com o objetivo de ajudar os alunos a reorganizar os estudos e voltar com todo o gás para as atividades escolares, a Fundação Matias Machline listou algumas dicas:

1. Separe o material escolar

Aproveite esse período para organizar livros, cadernos, estojo de canetas e lápis e preparar o fardamento. Se ainda não tiver, compre uma agenda para anotações da escola e também para anotar horários das atividades e estabelecer metas. Com isso, você começará a ter uma organização interna e externa para sua vida.

2. Desligue os aparelhos

Durante as férias, é comum aproveitar ao máximo, para entretenimento pessoal, equipamentos como celular, tablets, computadores e videogames, entre outros. Mas uma dica fundamental para quem vai retornar aos estudos é: deixar de lado esses aparelhos uma hora antes de dormir. Dessa forma, você começará a desapegar e aprenderá a utilizá-los sem excesso.

3. Estabeleça um horário para acordar

O ideal é levantar bem antes do horário do compromisso. Desse modo, a pessoa poderá se arrumar com calma e terá mais tempo para assimilar as atividades do dia, permitindo que o aprendizado escolar flua com mais facilidade.

4. Alimente-se bem

A primeira e mais importante refeição, segundo especialistas, é o café da manhã, porque ele é como um despertador para o nosso cérebro e ajuda a garantir energia para o resto do dia. Mas lembre-se: deve ser um café saudável. Nada de excesso de açúcar, biscoitos recheados, refrigerantes e outros itens pouco ou nada nutritivos. Além disso, é importante fazer todas as refeições nos horários certos.

5. Aproveite cada segundo das férias

É muito importante tirar um momento para relaxar, viajar e se divertir, sem a preocupação de trabalhar e estudar no dia seguinte. Por isso, aproveite todos os dias, minutos e segundos do recesso e/ou das férias. Saia com os amigos, fique com a família, faça atividades que lhe deixem feliz. Assim, você terá muitas histórias para compartilhar com os amigos da escola, quando retornar.

Deixe um comentário

.