Tenório Telles profere palestra motivacional para os alunos da Fundação Matias Machline.

Tenório Telles – Palestra Fundação Matias Machline                                    Foto: Alan Costa

Sonhos e persistência, foram estes os assuntos que nortearam a palestra do escritor amazonense Tenório Telles aos alunos da Fundação Matias Machline nesta última quinta-feira, 01/02.

De passagem por Manaus, o escritor atendendo gentilmente ao convide da Fundação, reservou um espaço na sua agenda para compartilhar com nossos alunos um pouco de sua história e da importância de nunca desistir, mesmo que o momento seja  difícil. Falou de sua caminhada, suas conquistas e do apoio de sua mãe nas circunstâncias em que ele se sentia desestimulado. “Nas situações complicadas, ela sempre repetia: – meu filho, mais longe já esteve …”, isso lhe dava ânimo para continuar firme em sua trajetória, contou.

A voz mansa carregada de emoção ecoava no auditório, e os alunos ouviam atentos “aquele” que agora lhes falava de sonhos e de persistência com a experiência de quem muito já sonhou e que ainda continua sonhando, mas sempre enfrentando os problemas de cabeça erguida e coração aberto “não dá para viver sem ter sonhos, são os sonhos que nos estimulam. Eles são a razão para lutar, afinal, só luta quem tem sonhos, quem tem propósitos” , frisou.

Quando perguntado sobre o que havia despertado seu interesse em ser escritor, ele respondeu que foram as aulas inusitadas de seu inesquecível professor de Literatura, “o professor Valadares, esse não solicitava para estudar quem era Gregório de Matos Guerra, ele nos pedia em dia de prova: – escreva um poema como Gregório de Matos”. Isso foi despertando seu interesse pela escrita, Tenório escrevia seus poemas e apresentava para o professor que sempre dizia que estavam ótimos. Depois de muito tempo, veio a saber que os poemas escritos na época da escola, era muito ruins, contudo seu professor nunca o deixou saber disso.

O nosso convidado expressou aos alunos o desejo que todos pudessem concluir os estudos do ensino médio e após, prosseguissem em uma Faculdade, um Mestrado e até um Doutorado, “o Brasil precisa de vocês, o Amazonas precisa de vocês, nunca desistam!”, exclamou emocionado. Finalizou declamando um poema do alemão Bertolt Brecht que dizia “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Sobre Tenório TellesMembro da Academia Amazonense de Letras, Professor de Literatura, Poeta, Ensaísta, Dramaturgo e Crítico Literário Brasileiro. É formado em Letras e em Direito pela Universidade Federal do Amazonas.

Texto: Alderlane Aquino | Fotos: Alan Costa | Revisão: Danielly Costa