Projeto Social – Ensino Médio Técnico

Cartão de Confirmação
Confira o Edital do Ensino Médio Técnico 2018

Suporte Técnico (92) 2129-2999

O Projeto Social Ensino Médio Técnico da FMM é o de maior relevância da Região Norte, com 30 anos de existência, beneficiando mais de 3.000 jovens carentes. Estamos promovendo uma transformação social através da educação de Ensino Médio oferecida aos jovens da Rede Pública do Ensino Fundamental. Com esse propósito, torna público o Edital de SELEÇÃO PARA BENEFICIÁRIOS dos cursos de ensino médio profissionalizante em ELETRÔNICA, INFORMÁTICA e MECATRÔNICA, com duração de 3 anos, em período integral.

• A inscrição para participar da Seleção é GRATUITA;

DÚVIDAS FREQUENTES:

1 – Quando será a data de inscrição e da prova da Seleção para os Beneficiários do Projeto Social 2018?

As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico fundacaomatiasmachline.org.br , ou na sede da Fundação Matias Machline, no período de 18 de setembro de 2017 até às 23h59 do dia 27 de outubro de 2017, de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, a prova será realizada no dia 26 de novembro de 2017.

2 – Quais os critérios para inscrição no Ensino Médio Técnico?

• Estar cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental em 2017;
  • O candidato deverá ter nascido a partir do ano de 2000, inclusive;
  • Para as vagas GRATUITAS, o candidato deverá ter cursado o Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) em Escola Pública.

3 – Quantas vagas serão oferecidas?

Serão 368 vagas, confira na tabela 01:

Tabela 01: Distribuição das Vagas por curso

Eletrônica 2 Turmas 92   Vagas
Informática 3 Turmas 138 Vagas
Mecatrônica 3 Turmas 138 Vagas
Total de Vagas 368 Vagas
  • Serão destinadas:
    • 85% das vagas são GRATUITAS para candidatos vindos de escola pública (Federais-Estaduais-Municipais) com renda familiar bruta mensal de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
    • 10% das vagas são destinadas a candidatos vindos de escola particular ou de escola pública com renda familiar bruta mensal acima de R$ 4.000,00. Neste caso, o aluno deverá pagar uma Taxa Mensal, conforme Tabela 2, abaixo:

TABELA 2: RENDA FAMILIAR 2018

Faixas Renda Familiar R$ Taxa (R$)
Faixa 1 De 4.000,01 a 6.000,00 360,00
Faixa 2 De 6.000,01 a 9.000,00 530,00
Faixa 3 Acima de 9.000,01 820,00

• 5% para dependentes legais das empresas parceiras da Fundação Matias Machline.

4 – Posso informar o CPF do meu responsável na inscrição?

• Não. Para a inscrição, o candidato deverá informar o seu CPF e demais dados pessoais. Não será aceito o CPF do pai ou responsável;
  • Somente estará inscrito o candidato que receber uma mensagem de confirmação de “inscrição realizada com sucesso”;
  • O candidato poderá escolher as três opções de cursos oferecidos identificando a sua ordem de preferência. Caso opte por apenas um ou dois, não concorrerá às vagas do(s) curso(s) não escolhido(s).

CONTEÚDO DA PROVA OBJETIVA PRESENCIAL

LÍNGUA PORTUGUESA

1.  Interpretação de texto.
  2.  Gramática:
    • Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos;
    • Acentuação gráfica;
    • Grafia de vocábulos e significação;
    • Parônimos, homônimos, antônimos e sinônimos;
    • Pontuação;
    • Estrutura e formação de palavras: raiz, afixos e desinências;
    • Classes de palavras (variáveis e invariáveis);
    • Verbo: morfologia verbal, conjugação verbal, emprego dos tempos e modos verbais, vozes do verbo, formação do imperativo;
    • Análise sintática: termos da oração, análise do período simples, tipos de oração;
    • Concordância nominal: o adjetivo antes do substantivo; o adjetivo depois do substantivo; um único substantivo determinado por mais de um adjetivo; as expressões: é bom, é necessário, é proibido; as palavras anexo, incluso, menos, bastante, só, possível, caro e barato; pronome de tratamento (silepse), particípios;
    • Concordância verbal: Regra geral; substantivos coletivos; pronomes de tratamento; pronome relativo que; pronome relativo quem; expressão mais de um; expressões quantitativas; verbo na voz passiva sintética; verbos impessoais e o verbo existir; sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes e concordância do verbo ser;
    • Regência verbal;
    • Regência nominal;
    • Crase;
    • Colocação pronominal;
    • Figuras de Linguagem: de palavras (metáfora, metonímia, catacrese); de pensamento (antítese, paradoxo, hipérbole, personificação); de construção (elipse, pleonasmo, silepse, hipérbato).

MATEMÁTICA

1. Conjuntos: pertinência, igualdade, inclusão e interseção;
  2. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais – operações;
  3. Razões, proporções e porcentagens;
  4. Unidades de medidas de comprimento, área, volume, massa, tempo e ângulo;
  5. Potenciação: propriedades, operações com potências;
  6. Radiciação: propriedades, operações com radicais;
  7. Expressões algébricas, monômios e polinômios – operações: produtos notáveis, fatoração, simplificação;
  8. Equações e problemas de 1º grau;
  9. Equações do 2º grau, equações biquadradas, equações irracionais, problemas envolvendo equações do 2º grau;
  10. Sistema de duas equações de 1º grau a duas incógnitas;
  11. Inequações do 1º grau;
  12. Função do 1º grau: representação gráfica, raiz, sinal da função do 1º grau;
  13. Função quadrática: representação gráfica, raízes, estudo das raízes, concavidade e vértice;
  14. Segmentos proporcionais: Teorema de Tales;
  15. Principais figuras planas: definições, elementos, perímetros e áreas;
  16. Semelhança de triângulos;
  17. Relações métricas: triângulo retângulo e triângulo qualquer.

LÍNGUA INGLESA

1. Pronomes do caso reto
  2. Quantificadores (many, much, some, any)
  3. Presente simples (verb to be- afirmativa, negativa e interrogativa)
  4. Artigos definidos e indefinidos (the, a e an)
  5. Números cardinais
  6. Cores
  7. Pronomes demonstrativos
  8. Contrações (verb to be)
  9. Horas

PERFIL DOS CURSOS

Eletrônica

Desempenha atividades de manutenção e instalação de equipamentos eletroeletrônicos e de sistemas microprocessados, bem como medições e testes utilizando instrumentação eletrônica. Deverá prestar assistência técnica ao mercado de trabalho de forma a atender as necessidades de desenvolvimento do setor de componentes eletrônicos, de bens de informática e automação, indústria de equipamentos de telecomunicações e eletrônica de consumo.

Informática

O curso de Informática é direcionado ao desenvolvimento para aplicações Desktop e Web, com tópicos especiais para aplicações Móveis. Ao final do curso, o aluno estará capacitado à construir sistemas atuando nas principais áreas do processo de Desenvolvimento de Software: Análise, Implementação e Testes. Na fase de Análise, o aluno possuirá a experiência em Metodologias Ágeis e Tradicionais. Em Implementação, são habilidades desenvolvidas: Lógica; C, C++ e Object Pascal para Desktop; ASP.NET, C#, HTML, CSS e JS APIs para Web; e Windows Phone para Móveis; além de MySQL e Azure para Banco de Dados.

Mecatrônica

O técnico em mecatrônica trabalha com o objetivo de implementar soluções integradas a partir de esquemas mecânicos e eletrônicos, empregando programas de computação no controle e automatização do processo industrial. Auxilia no planejamento, supervisão, controle a partir de plano de ações de montagem de manutenção corretiva e preventiva de sistemas integrados eletroeletrônicos, eletropneumáticos, eletrohidráulicos e mecânicos. Desenvolvimento de robôs e equipamentos que operam com o auxílio de softwares para atender as demandas do setor industrial.

PROVAS E GABARITOS

Para você que pretende estudar na melhor escola de ensino médio técnico da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disponibilizamos para download as provas e gabaritos dos últimos 3 anos. Acesse o conteúdo, clicando nos links abaixo:

Prova 2011
Gabarito 2011