PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

A Fundação Matias Machline intensifica um dos seus valores, o compromisso com a Educação, por meio de projetos sociais direcionados para jovens, o qual envolve acadêmicos, alunos egressos, colaboradores e parceiros, atuando como voluntários. A ideia central é dar-lhes a oportunidade de viver os valores da Fundação, retribuindo à sociedade os benefícios que a formação lhes trouxe.

O Programa engloba iniciativas como, o Curso Preparatório, é uma iniciativa da própria Fundação, totalmente gratuita para alunos do Ensino Fundamental, que visa prepará-los para o Processo Seletivo da Fundação, bem como de outras escolas técnicas.

Seja voluntário!

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CURSO PREPARATÓRIO

O projeto foi criado em 2010, anteriormente conhecido como Pré-Nokianos, faz parte de uma iniciativa de Responsabilidade Social da Fundação Matias Machline. Os alunos do Preparatório são estudantes que estão cursando o 9º ano na rede pública de ensino do Amazonas.

Como milhares de outros jovens amazonenses, eles têm o sonho de cursar o Ensino Médio em alguma escola de referência e assim melhorar sua vida por meio da educação. O desafio surge porque a maioria dessas escolas aplica um processo seletivo concorrido para o ingresso, caso da própria Fundação Matias Machline, do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) e do Colégio Militar de Manaus. As famílias que podem arcar com as despesas de um curso preparatório para seus filhos assim o fazem, mas muitos não têm essa condição financeira e os alunos passam a se preparar sozinhos, em casa, sem qualquer auxílio externo.

Observando esse cenário, a Fundação Matias Machline decidiu criar o Curso Preparatório. O projeto oferece a 300 alunos aulas gratuitas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, por um ano, durante 40 sábados, das 7h30 às 12h00. Todos os professores são voluntários, a maior parte deles jovens que já estudaram nessas escolas de referência e conhecem o ritmo de estudo e nível das questões aplicadas nas provas.
O sentimento desses voluntários é de que estão devolvendo à sociedade um pouco daquilo que receberam por meio da educação, visto que as escolas referência citadas acima oferecem educação gratuita.

A didática dos voluntários está sendo acompanhada pelo setor pedagógico da Fundação Matias Machline, visto que eles não têm formação pedagógica, e muitos alunos já apresentam condições de prestar exames em escolas de referência fora do Amazonas.

Com a ajuda dos voluntários conseguiremos aprovar muito mais jovens para as melhores escolas de Manaus e do Brasil.
Período do Curso: 18/03/2017 a 16/12/2017
Local: Fundação Matias Machline

OBS.: Todas as atividades serão realizadas aos sábados