PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

A Fundação Matias Machline intensifica um dos seus valores, o compromisso com a Educação, por meio de projetos socias direcionados para jovens, o qual envolve acadêmicos, alunos egressos, colaboradores e perceiros, atuando como voluntários. A ideia central é dar-lhes a oportunidade de viver os valores da Fundação, retribuindo à sociedade os benefícios que a formação lhes trouxe.

O Programa engloba iniciativas como, O Projeto Pré-Nokianos, a implementação de laboratórios e a doação de softwares desenvolvidos pelos alunos.

Seja voluntário!

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO PRÉ-NOKIANOS

O projeto foi criado em 2010 e faz parte de uma iniciativa de Responsabilidade Social da Fundação Matias Machline. Os alunos do Pré-Nokianos são estudantes que estão cursando o 9º ano na rede pública de ensino do Amazonas.

Como milhares de outros jovens amazonenses, eles têm o sonho de cursar o Ensino Médio em alguma escola de referência e assim melhorar sua vida por meio da educação. O desafio surge porque a maioria dessas escolas aplica um processo seletivo concorrido para o ingresso, caso da própria Fundação Matias Machline, do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) e do Colégio Militar de Manaus. As famílias que podem arcar com as despesas de um curso preparatório para seus filhos assim o fazem, mas muitos não têm essa condição financeira e os alunos passam a se preparar sozinhos, em casa, sem qualquer auxílio externo.

Observando esse cenário, a Fundação Matias Machline decidiu criar o Pré-Nokianos. O projeto oferece a 65 alunos aulas gratuitas de Língua Portuguesa e Matemática, por um ano, durante 40 sábados, das 7h30 às 12h15. Todos os professores são voluntários, a maior parte deles jovens que já estudaram nessas escolas de referência e conhecem o ritmo de estudo e nível das questões aplicadas nas provas.
O sentimento desses voluntários é de que estão devolvendo à sociedade um pouco daquilo que receberam por meio da educação, visto que as escolas referência citadas acima oferecem educação gratuita.

A didática dos voluntários está sendo acompanhada pelo setor pedagógico da Fundação Matias Machline, visto que eles não têm formação pedagógica, e muitos alunos já apresentam condições de prestar exames em escolas de referência fora do Amazonas.

Com a ajuda dos voluntários conseguiremos aprovar muito mais jovens para as melhores escolas de Manaus e do Brasil.
Período do Curso: 13/02/2016 a 19/11/2016
Local: CETI Gilberto Mestrinho

OBS.: Todas as atividades serão realizadas aos sábados