Alunos da FMM se preparam para participar da edição 2018 do JEAs

Quarenta alunos da Fundação Matias Machline, no Distrito Industrial de Manaus, vão participar da edição 2018 dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). O evento, que começa no dia 20 de julho, reúne todas as escolas da região para competir em diferentes modalidades de esporte. Os alunos da FMM marcam presença todos os anos e estão sendo preparados desde o início do período letivo.

Na fundação, a prática de esportes, considerada de fundamental importância no ano letivo, é tratada de forma diferenciada. Além de cursar a disciplina de Educação Física, os alunos com potencial para determinadas modalidades esportivas recebem treinamento extra dos próprios professores da instituição.

A medida é uma forma de incentivo à prática de esportes, mas também permite aos jovens desenvolver aptidão física e ter um condicionamento saudável.

Segundo a Coordenadora de Educação Física da instituição, Bruna de Paula, os alunos que receberam treinamento extra e estão se preparando há meses são jovens entre 15 e 17 anos. Eles tiraram as melhores notas e foram destaque durante as seleções internas da Fundação. “Dentro da disciplina de Educação Física, trabalhamos para que os alunos tenham formação completa e vivenciem várias modalidades, como dança, lutas e esportes coletivos. Além disso, oferecemos treinamento diferenciado para estudantes que mostram ter talento para esportes como tênis de mesa, jiu-jitsu, natação e handball, entre outros, a fim de que eles possam participar de competições internas e regionais”, explica Bruna.

Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto trouxe retorno significativo quanto ao melhoramento de notas e de saúde. “Temos alunos que alcançaram notas mais altas após participarem dos treinamentos, e outros que melhoraram o condicionamento físico e estão mais saudáveis, graças à prática de esportes”, afirma Bruna.

A Diretora Educacional da Fundação, Nancy Cavalcante, destaca que o treinamento também é uma forma de incentivo aos alunos que vão prestar vestibular, já que a disciplina de Educação Física também é um requisito. “O esporte é algo muito importante. Nós, da Fundação, lhe damos o devido valor. Como 90% dos nossos estudantes são de baixa renda, temos consciência do papel do esporte nas comunidades carentes. Buscamos incentivar e apoiar os nossos jovens para que, além da prática, eles estejam preparados para o vestibular”, diz Nancy.

JEAs

Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) são realizados todos os anos e reúnem escolas públicas, particulares e federais. Trata-se de uma oportunidade para os alunos mostrarem suas habilidades e, principalmente, representarem o estado na competição nacional Jogos Escolares da Juventude (JEJs).

Projeto Social

A FMM, sem fins lucrativos, tem a missão de oferecer, gratuitamente, educação de excelência aos jovens de baixa renda no Amazonas. No local, adolescentes carentes cursam o Ensino Médio Técnico no período integral, com estrutura igual ou superior à de uma escola particular de alto padrão. Os estudantes recebem refeições três vezes ao dia, além de uniformes e assistência médica e odontológica, bem como acompanhamento psicopedagógico.